terça-feira, 26 de maio de 2009

Jesus don't want me for a sunbeam

Na sua coluna semanal no Seattle Weekly, Krist Novoselic fala do amor que os Nirvana tinham pelos Vaselines. Nada mais oportuno, ontem chegou a minha cópia do vinil de Enter The Vaselines, a nova compilação desta banda da Escócia.
Como muita gente, também conheci os Vaselines através dos Nirvana. Primeiro com duas versões em Incesticide e depois com Kris a tocar aquela canção com acordeão no Unplugged. Isto instigou-me a procurar a musica original e descobri uma banda algo punk mas com uma sensibilidade pop muito forte e original.
As composições deste duo são de certa forma intemporais. Passados quase 20 anos de ter sido gravada, esta música podia aparecer hoje no myspace sem parecer datada. Aliás, é inevitável a comparação com os The Pains Of Being Pure At Heart, que sendo mais abrangentes nas suas fontes de inspiração (shoegaze?), canalizam a mesma atitude de romantismo fatal com guitarras.
Já agora, os Pains vêm a Paredes de Coura este ano. São uma nova banda a acompanhar com atenção. Os Vaselines também voltaram à estrada mas Portugal não deve fazer parte dos planos.
The Vaselines - Molly's Lips (Dying For It EP, 1988)
The Pains Of Being Pure At Heart - Young Adult Friction (The Pains Of Being Pure At Heart, 2009)

Sem comentários: