terça-feira, 9 de setembro de 2008

O monstro precisa de amigos

Nunca estive muito na onda dos Metallica. O mais perto que estive foi na primeira metade dos anos 90 com os Soundgarden. Seriam heavy metal? Quase. Se bem que o termo foi usado originalmente para descrever a musica de Jimi Hendrix.
Tudo para dizer que preenchi uma lacuna grave e assisti a Some Kind Of Monster. O documentário/reality show protagonizado pela banda. Fiquei admirado pela crueza com que tudo é mostrado. Desde os conflitos de ego, ao terapeuta controlador, até às lágrimas de Dave Mustaine por ter sido despedido nos anos 80. Esta última cena principalmente.
Que aquele período tão conturbado tenha dado um álbum, parece-me um milagre. Verdade seja dita, foi mais um produto de Bob Rock do que do colectivo. Pena ter sido tão mau. Dos piores momentos saem muitas vezes as melhores obras-primas (please insert Closer reference here).
Juntamente com Dig! que descreve de forma muito interessante a relação credibilidade/fama ao mesmo tempo que mostra toda a insanidade de Anton Newcombe, e com I Am Trying To Break Your Heart, que aborda a influência da heroína nos Wilco e na sua música, estes documentários servem como uma trilogia indispensável para quem quer saber algo mais de música. Obrigatórios. Torrents a funcionar, já!

The Brian Jonestown Massacre - You Look Great When I'm Fucked Up (And This Is Our Music, 2003)
Jeff Tweedy - I Am Trying To Break Your Heart (bootleg acústica, 2006)
OK, recuso a hipótese de colocar Metallica aqui.

Sem comentários: