quinta-feira, 2 de julho de 2009

Post Grátis (alerta contém chavões e estrangeirismos)

O blog de Seth Godin recolhe as suas ideias sobre o mundo na era digital (alerta: chavão). Mas de uma forma reflectida e com bastante insight (alerta: estrangeirismo). Está na minha lista de blogs a que recorro com frequência porque me põe a pensar. O que é bom dada a minha ocupação profissional. Seth é um daqueles gurus (alerta: novo chavão) da era digital (alerta: mais um e ainda por cima repetido).
O seu ultimo post fala sobre o conceito do grátis. Seth acha que grátis não é o futuro. Grátis é o presente. E ninguém quer pagar por nada que possa ter na net sem pagar. É lógico e compreensivel. O ponto que Seth sublinha é que não faz sentido lutar contra uma maré que já chegou. Temos que adaptar o barco em que navegamos. O modelo de negócio da industria de conteúdos já mudou. Há muita gente que ainda não percebeu que tem os dias contados. Claro que iremos sempre a uma loja (online ou física) comprar um frigorífico. Não é possível fazê-lo de outra forma.
A refrigeração nunca será grátis. Mas os conteúdos são. Porque qualquer um os pode produzir (não discuto a qualidade, isso é outra guerra). Eu produzo aqui no Gosto Duvidoso conteúdos grátis. Uma vez mais não discuto a sua qualidade. Mas existem. Ponho aqui musicas e vídeos que alertam os distraídos para músicos que me preenchem o dia-a-dia.
Mas eu continuo a comprar discos (apenas de vinil). Porquê? Como diria o meu colega e amigo Fernando: "tu pareces saído dos 70's". Talvez. Haverá sempre mercado para um produto enquanto alguém estiver disposto a pagar por ele. Eu não me importo de pagar por discos porque são uma fonte de satisfação.
Ninguém sabe nada sobre Free Marketing (alerta: estrangeirismo). Mas no final alguém vai sair disto tão rico como o caixa-de-óculos que inventou o MsDos ou os tipos que inventaram o Facebook no seu quarto. E não há cursos para se ser genial. O génio está na lâmpada. E há quem lhe dê um grande chuto e quem a apanhe do chão para o tirar de lá (alerta: mega chavão sem desculpa).
UPDATE: ou outro lado da questão aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

tefra schemas praveen andit neglected hidden delinquency midwives rastogirohan aroldo cami
semelokertes marchimundui